Reflexão do Projeto
É na ação pedagógica da escola que se torna possível a efetivação de práticas pedagógicas emancipadoras, da formação de um sujeito social crítico, solidário, compromissado, criativo, participativo. É nessa ação que se cumpre, se realiza, a intencionalidade orientadora do projeto construído.
O PPP dentro do espaço escolar precisa ser um instrumento visto por todos, pois ele que vai fazer o elo entre a comunidade e o que a escola realmente precisa fazer durante o ano letivo e ao final do ano fazer uma reflexão o que foi possível realizar e o que não deu tempo para ser executado pelo corpo técnico da escola.
O PPP deve ser do conhecimento de todos. E que deve ser feito por todos os profissionais da educação inserido na unidade escolar que atua, ma não devemos esquecer que ele dever praticado também por todos da melhor forma possível.
O Projeto Político Pedagógico é instrumento imprescindível em uma gestão democrática na escola, porém ainda vivenciamos uma prática onde nem todos os atores do processo educativo fazem parte de sua construção. Na maioria das vezes apenas o diretor juntamente com um professor ou coordenador pedagógico elaboram o projeto, servindo apenas para o cumprimento de uma tarefa burocrática e depois arquivado em alguma gaveta.
Assim sendo, o PPP é na verdade a ‘alma’ da escola, o condutor de tudo o que a escola realiza durante o ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário