Conceituando Curriculo e sua integração
Os estudos sobre currículo ou sobre tecnologias e educação se desenvolveram durante algum tempo sem uma aproximação ou seja, sem alguma articulação entre si, o que tornou difícil o enfoque global na análise dos desafios e problemas emergentes no âmbito da educação que se realiza no meio de uma sociedade caracterizada pela cultura tecnológica.
Quais forem os aspectos preponderantes que dificultaram a integração entre tecnologias e currículo, hoje são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
Estabelecendo um comparativo entendemos o currículo como o projeto que preside as atividades educativas escolares, define suas intenções e proporciona guias de ações adequadas e úteis para os professores, que são diretamente responsáveis pela sua execução. Para isso, o currículo proporciona informações concretas sobre que ensinar, quando ensinar, como ensinar e que, como e quando avaliar, o que todo professor carrega consigo como norma de conduta profissional.
Neste ponto, é interessante uma reflexão sobre os currículos em nossas escolas públicas porque o currículo é definido pelo conjunto de saberes produzidos na escola. Entendo que o sistema de ensino, predetermina o que deve ser ensinado, quais os conteúdos deverão fazer parte do currículo escolar, e também a seqüência que estes deverão ser ensinados. Esses currículos proporcionam a massificação do ensino, uma vez que o aluno deve adequar-se e realizar todas as atividades propostas dentro do previsto pelos professores/sistema e não se planeja para cada aluno, mas sim para muitos alunos, de forma linear, hierarquizada em anos seqüenciais e hora aula de 50 minutos.
E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como centro do processo a atuação do professor –, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, a partir das relações criadas nessas situações.
No entanto, o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. Além disso, é fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.
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