sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Unidade 2-Atividade 1

O que é Hipertexto


O Hipertexto, na informática e também na internet, é uma cadeia não relativo de informações referente a uma palavra que se clica como um ponto de partida, é algo bem mais antigo do que a Web, e que agora está popularizando esse modelo permitindo que ele seja requintado, apurado, refinado, sofisticado ou seja, a simplificação do trabalho em face do processo de reestruturação produtiva, de modo a se tornar um novo meio de comunicação, usado inclusive na sala de aula, como ferramenta de trabalho do professor e do aluno.  
O Hipertexto sem dúvida alguma é a chave para o sucesso crescente da Web: é ele que lhe dá seu poder e é ele que definirá o seu potencial na educação.
Em resumo, o hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre pronto para expandir e literalmente sem limite.
Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto.
A ideia central do Hipertexto foi e continua sendo que: as informações e os conhecimentos da humanidade todos interligados, não só como foi iniciadas mas também as produções paralelas,  esboços , rascunhos,  diversas anotações escritas em qualquer pedaço de  papel as produções finais, para apreciarmos a criação inteira de tal ideia, do inicio ao fim.
 Textos em que, como referência, o leitor pode encontrar não apenas o nome de uma outra obra e a indicação de uma páginas, mas o texto da própria obra referida. Esta foi a ideia principal de Vannevar Bush, mais tarde aperfeiçoada por Ted Nelson e essa visão que inspirou e ainda inspira Douglas Engelbart a construir o seu "Augment". Então pensando numa rede de informações entrelaçadas, fundidas, provocou Ted Nelson a sair em busca do seu local de beleza idílica, paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário