sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Reflexão da Aprendizagem em relação ao Plano de Aula - Unidade 3

Então, é interesante quando a necessidade surge e somos 'convidados' a enfrentá-la. Foi o que aconteceu comigo. Ao realizar esta  atividade, deparei-me com alguns obstáculos, que ao ler e reler, fui superando. Eis que o plano ficou pronto, tanto impresso como em powerpoint. E pra dizer a verdade, foi bem melhor fazê-lo em poweropoint, parece que ficou mais fácil de explicar, como também de aprender.

Planejando atividade com Hipertexto ou Internete

Unidade_II_Ativ_4_Planejamento_de_atividade_com_hipertexto_ou_internet_Maridalva


1)     PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO E INTERNET


2)     Cursista: Maridalva da Cruz Sales Costa
         Tutora: Marilda Cruz Sales Vaz 
  

3)     Plano de Aula
    Tema: Família
           Assunto: Construindo valores na família.
           Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Ensino Religioso.
           Público Alvo: Alunos do 5º Ano (Ensino Fundamental da Escola Municipal Jandevam
           Execução: 4 horas.

         
     4) Habilidades
         Proporcionar aos educandos oportunidades de reflexão sobre os valores da família;
           Cantar música infantil;
           Acompanhar a leitura realizada por outrem;
           Produzir textos por meio de desenhos e também textos dissertativos

       
     5) Desenvolvimento
         Leitura da letra da música Aline Barros – Família , com uso de Data Show;
          Ouvir e cantar a música através do vídeo ;
          Relato de experiências pessoais;
          Representação de idéia por meio de desenhos.

       
     6) Recursos que serão usados
        Computador
          Internet
          Data Show
         

7)     Avaliação
     Os educandos serão avaliados de acordo com a participação e desenvolvimento nas     
     atividades propostas.
        

Unidade 2-Atividade 1

O que é Hipertexto


O Hipertexto, na informática e também na internet, é uma cadeia não relativo de informações referente a uma palavra que se clica como um ponto de partida, é algo bem mais antigo do que a Web, e que agora está popularizando esse modelo permitindo que ele seja requintado, apurado, refinado, sofisticado ou seja, a simplificação do trabalho em face do processo de reestruturação produtiva, de modo a se tornar um novo meio de comunicação, usado inclusive na sala de aula, como ferramenta de trabalho do professor e do aluno.  
O Hipertexto sem dúvida alguma é a chave para o sucesso crescente da Web: é ele que lhe dá seu poder e é ele que definirá o seu potencial na educação.
Em resumo, o hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre pronto para expandir e literalmente sem limite.
Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto.
A ideia central do Hipertexto foi e continua sendo que: as informações e os conhecimentos da humanidade todos interligados, não só como foi iniciadas mas também as produções paralelas,  esboços , rascunhos,  diversas anotações escritas em qualquer pedaço de  papel as produções finais, para apreciarmos a criação inteira de tal ideia, do inicio ao fim.
 Textos em que, como referência, o leitor pode encontrar não apenas o nome de uma outra obra e a indicação de uma páginas, mas o texto da própria obra referida. Esta foi a ideia principal de Vannevar Bush, mais tarde aperfeiçoada por Ted Nelson e essa visão que inspirou e ainda inspira Douglas Engelbart a construir o seu "Augment". Então pensando numa rede de informações entrelaçadas, fundidas, provocou Ted Nelson a sair em busca do seu local de beleza idílica, paraíso.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A arte de saber ouvir

Ouvir é de fato uma arte, que eu chamo aqui de educação e respeito, pois nem todos sabem viver esta maravilhosa experiência. É bem verdade também que algumas pessoas falam muito devagar e sem sentido.
Na questão de usar o sentido da audição, quero partilhar a rápida história de Abigail, uma mulher que salvou sua casa por saber ouvir (I Samuel 25:1 a 42).
Quando se sabe ouvir, também se sabe responder qualquer situação, porque ouvindo, a pessoa vai filtrando o que vai falar, para responder melhor e em muitos casos para solucionar situações embaraçosas.
Portanto, vamos aprender a ouvir e, se for o seu caso, reaprenda esta maravilhosa arte, a de ouvir.

MaridalvaDadau
Pedro Afonso, 27 de Outubro de 2010